CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS I


A respeito da influência das novas tecnologias em comportamentos, hábitos e usos sociais, leia os textos 1 e 2, a seguir.

 

Texto 1

                                          

                                 RETT, Maurício. Muito bate-papo na internet. [201-]. 1 cartum. Disponível em: <http://linguadedoido.blogspot.com/2011/05/internetes-ou-portugues-o-analfabetismo.html>. Acesso em: 01 ago. 2018

                           

Texto 2

 

[...] a Internet, a maior rede de comunicação e informação criada pelo homem, por meio dos recursos e ambientes de comunicação que oferece, criou condições para o surgimento de uma nova variedade da língua, o “internetês”. Hoje, mais de um milhão de pessoas no Brasil utiliza a Internet. Todos os dias, milhares de novos brasileiros se conectam a essa enorme rede. [...] Cada vez mais pessoas vão aprendendo o “internetês”, o linguajar dos internautas. O uso de “internetês” numa sala de bate-papo não significa que será uma prática em todas as esferas da sociedade. O problema não é existir o “internetês” na vida do jovem, mas sim existir só ele como prática significativa. Compreender então essa nova forma de linguagem, sabendo discernir onde e em que meio ela deve ser utilizada, é uma forma de não ocasionar conflitos entre norma-padrão e alternativas não padrão na sociedade contemporânea.

ALMEIDA FILHO, Agenor. A comunicação na era da tecnologia digital: a escrita no ciberespaço. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista, v.2, n.1, p. 88-100, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/folio/article/viewFile/33/272>. Acesso em: 01 ago. 2018.

 

Ao se considerar as novas formas de interação proporcionadas pela internet, a leitura comparativa entre os textos 1 e 2 permite concluir que:

 

 


O ciberespaço possui práticas sociais e linguísticas próprias da cultura digital que exigem criticidade no seu uso. 


A linguagem do ciberespaço é o principal fator corruptor do uso da língua portuguesa culta pelos jovens.


A juventude se mostra ponderada à influência das práticas culturais do ciberespaço em outras esferas sociais.


O relacionamento familiar tende a se enfraquecer quando os jovens trocam o convívio real pelo convívio online.


O desconhecimento do “internetês” pelas gerações mais velhas contribui para o distanciamento entre pais e filhos.

(ENADE - adaptada)

A “cidade” retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard está tematizada nos versos

 

 A -  Por entre o Beberibe, e o oceano

       Em uma areia sáfia, e lagadiça

       Jaz o Recife povoação mestiça,

       Que o belga edificou ímpio tirano.

       (MATOS, Gregório de. Obra poética. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II, p.

 

B -   Repousemos na pedra de Ouro Preto,

        Repousemos no centro de Ouro Preto:

        São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,

        À tua sombra irmã, meus membros lassos. 

      (MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.)

 

C-    Bembelelém

        Viva Belém!

        Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial

        Beleza eterna da paisagem

        Bembelelém 

        Viva Belém!

        (BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. Vol. I, p. 196.)

 


Jorge de. Lima


Manuel Bandeira


Gregório de. Matos 


João Cabral de Melo Neto


Murilo Mendes.

(ENADE 2010)

Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo “Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas” divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o dia Internacional da Mulher.

Segundo o trabalho embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividades econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebido por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para profissionais com escolaridade de onze anos ou mais é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1.653,70 para eles.

Disponível em: http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/08. Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações)

 

Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações seguintes:

 

  1. Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gênero, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e a da busca por uma política igualitária capaz de superar os deságios das representações de gênero.
  2. Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
  3. No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
  4. Desde a aprovação da Constituição em 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


III e IV


I, II e III


I, III e IV


I e II


II e IV

(ENADE) A figura a seguir ilustra a apresentação do teatro de bonecos do grupo Riso do Povo, do mestre Zé Divina, de Pernambuco. Esse tipo de teatro, denominado mamulengo, está intimamente ligado ao contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo da região Nordeste do Brasil.

 

Apresentado em praças, feiras e ruas, em linguagem provocativa e irreverente, com repertórios inspirados diretamente nos fatos do cotidiano popular, o mamulengo ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos dos atores que manipulam os bonecos, narram as histórias e transcendem a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedução.

 

Disponível em: <https://en.wikipedia.org>. Acesso em: 22 ago. 2016.

 

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.

 

I) O mamulengo dá vida ao objeto e à matéria e permite jogo cênico divertido em que os atores de carne e osso cedem às formas animadas o lugar central da comunicação teatral.

 

II) No mamulengo, os bonecos são os próprios agentes da ação dramática, e não simples adereços cenográficos.

 

III) No mamulengo, os atores interagem com o público de forma a transportá-lo para a mágica representação cênica.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 


I, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.

(ENADE)

Sobre a televisão, considere a tirinha e o texto a seguir.

 

Texto 1

Disponível em: <https://www.coletivando.files.wordpress.com>. Acesso em: 25 jul. 2015.

 

Texto 2

A televisão é este contínuo de imagens, em que o telejornal se confunde com o anúncio da pasta de dentes, que é semelhante à novela, que se mistura com a transmissão de futebol. Os programas mal se distinguem uns dos outros. O espetáculo consiste na própria sequência, cada vez mais vertiginosa, de imagens.

PEIXOTO, N. B. As imagens de TV têm tempo? In: NOVAES, A. Rede imaginária: televisão  e democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (Adaptado).

 

Com base nos textos 1 e 2, é correto afirmar que o tempo de recepção típico da televisão como veículo de comunicação estimula a:

 


Contemplação das imagens animadas como meio de reflexão acerca do estado de coisas no mundo contemporâneo, traduzido em forma de espetáculo.


Fragmentação e o excesso de informação, que evidenciam a opacidade do mundo contemporâneo, cada vez mais impregnado de imagens e informações superficiais.


Especialização do conhecimento, com vistas a promover uma difusão de valores e princípios amplos, com espaço garantido para a diferença cultural como capital simbólico valorizado.


Atenção concentrada do telespectador em determinado assunto, uma vez que os recursos expressivos próprios do meio garantem a motivação necessária para o foco em determinado assunto


Reflexão crítica do telespectador, uma vez que permite o acesso a uma sequência de assuntos de interesse público que são apresentados de forma justaposta, o que permite o estabelecimento de comparações. 

(ENADE)

As obras abaixo são de artistas afrobrasileiros:

 

Considerando as figuras apresentadas, analise as seguintes afirmações a respeito da arte afrobrasileira.

 

I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.

II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.

III - É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte.

IV - É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em: 


I e II

 


I, III e IV


 II e IV

 


III e IV

 


I, II e III

 

(MUNDO EDUCAÇÃO – EXERCÍCIOS - UNIOESTE)

 

A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...]. No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes. ”

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.

 

Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa CORRETA.

 


Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.


As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.


Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.


Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.


A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.

 

(ENADE)

Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Neste sentido, computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.

FERREIRA, J. R. et al. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil.  Brasília: MDIC/STI, 2004 (adaptado).

 

Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.

 

Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam

I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação.

III. a melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas

IV. a difusão do conhecimento tecnológico.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 

 


II e III


I e II


 I, III e IV


II, III e IV


I e IV

Páginas: 123456789